×
Origem, Emancipação e História

Origem, Emancipação e História dos Governos


Saiba mais sobre a origem do município, sua emancipação e história dos Governos.

Em 1839, a área de Boa Vista do Incra foi possuída pelo Coronel José Lopes da Silva, cinco anos após a criação do município de Cruz Alta. Foi ele quem denominou essa localidade de "fazenda Boa Vista". Em 1969 a Fazenda Boa Vista foi adquirida pelo IBRA, para reassentamento de parte das famílias que tiveram suas propriedades atingidas pela construção da Barragem do Pasos Real, eram na grande maioria pequenos agricultores oriundos dos municípios de Espumoso, Cruz Alta, Ibirubá e Selbach, situados as margens dos Rios Jacuí, Jacuí Mirim e Ingaí. Esta área alagada compreendia uma das mais progressistas do Alto Jacuí. Em 1970 os lotes começaram a ser distribuídos às famílias ‘afogadas do Passo Real’. A partir de 1979 foi designada uma comissão com a finalidade de receber do INCRA, as áreas de reserva e as áreas destinadas a urbanização, escolas e encaminhamento para apreciação e devido uso das áreas. A partir deste ato realizou-se a urbanização da Vila Boa Vista. Com isto, na emancipação, a localidade foi chamada Boa Vista do Incra. Em 07 de abril de 1987, através da Lei Municipal n° 0402/87, Boa Vista do Incra passou a ser Distrito de Cruz Alta, sendo nomeado um subprefeito responsável para promover o desenvolvimento comunitário. Os ideais emancipacionistas cresceram, Boa Vista do Incra passou a mobilizar-se no ano de 1992, e lutou unida em busca de sua independência que seria sua emancipação política administrativa. Em 24 de março de 1996 foi realizado plebiscito sendo que 97% da população optou pela emancipação. Em 16 de abril de 1996, o município de Boa Vista do Incra foi criado pela Lei nº 10.740. Porém nesse ano, por questão de prazos legais, não pôde realizar as eleições. No ano de 2000, foram realizadas eleições municipais no Brasil, ocasião em que os eleitores de Boa Vista do Incra elegeram pela primeira vez o prefeito, vice-prefeito e vereadores. O município foi oficialmente instalado no dia 1º de janeiro de 2001.

Prefeito Nasser Elias Hasan:

A primeira a Administração do município de Boa Vista do Incra teve o desafio de instalar os serviços públicos do município. Foi marcado por importantes obras e inciativas como o transporte universitário gratuito que permanece até hoje.

Prefeito Ingo Miguel Oberherr:

A segunda Administração Municipal buscou dar continuidade às obras de infraestrutura e desenvolvimento  do município. Neste período destacam-se os investimentos em calçamento até à RST 481 e área, pontes, casa mortuária, compra do terreno da Cancha de Laço,  encaminhamento da Escola de Ensino Infantil Pequeno Aprendiz e construção do Pórtico.

Prefeito Zilmar Varones Han:

Com o passar dos anos o município foi alcançando novos objetivos. Nesta época, destacam-se a pavimentação asfáltica na Avenida Heraclides de Lima Gomes, execução da obra da Escola de Educação Infantil Pequeno Aprendiz e a instalação da Biblioteca Municipal. 

Prefeito Gilnei Medeiros Barbosa:

Nesta gestão os olhares estiveram voltados para modernização da cidade com a construção da nova Escola Municipal de Ensino Fundamental  Brasilina Municipal  Abreu Terra, Centro de Eventos Eliseu Pedro Ludwig, Casa do Produtor, instalação das pracinhas na cidade e interior, e embelezamento da cidade e nas comunidades do interior.

Gestão do prefeito Cleber Trenhago:

 Atualmente o município de Boa Vista do Incra  está em pleno desenvolvimento. Destacam-se a obra do acesso asfáltico na Rodovia Genuíno Techio trecho que liga a RST 481, novos trechos no perímetro urbano e interior em direção a Fortaleza dos Valos, modernização da Unidade Básica de Saúde e da Escola Municipal Brasilina Abreu Terra e construção da Cancha de Laço.

© Copyright 2018 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Boa Vista do Incra/RS