×
Notícias

Conscientização sobre as águas é o tema da Semana Municipal do Meio Ambiente em Boa Vista do Incra


Fonte: Assessoria de Imprensa - Gabriela Ribeiro
Data de publicação: 7 de junho de 2018


No período de 05 a 12 de junho a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo juntamente com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Agricultura e Meio Ambiente, bem como, as escolas da rede municipal de ensino, Brasilina Abreu Terra e Pequeno Aprendiz com o apoio da Emater/RS promovem a Semana do Meio Ambiente no município. O objetivo é conscientizar a respeito da importância da água para a vida; o tema deste ano é: “Vamos cuidar do Brasil Cuidando das Águas”,
O ato de abertura foi marcado pelo plantio de árvores frutíferas como: pitangueira, cerejeira, ariticum, uvaia e guabiju, bem como, de árvores ornamentais, no terreno da escola Pequeno Aprendiz, pelos alunos da Pré - Escola A e B. Além do plantio, uma caminhada ecológica da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Brasilina Abreu Terra até a Prefeitura Municipal, também faz parte das atividades alusivas à semana municipal do meio ambiente.
“Falar do meio ambiente é algo muito importante para toda nossa sociedade, porque nós precisamos mais do que nunca trabalhar com os nossos alunos desde a pré – escola até o ensino médio essa conscientização, essa preparação e esse trabalho, para que o nosso ambiente seja melhorado e, para que possamos oportunizar aos nossos alunos um ambiente agradável com condições para eles saberem valorizar o nosso meio ambiente”. Destaca a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, Ignez Morgan.
A programação se estende até o dia 12 de junho, próxima terça-feira. Palestras e filmes fazem parte do calendário de atividades, a mesma é aberta ao publico em geral.  
“Gostaríamos de contar com a participação da nossa comunidade, o convite se estende a todos que quiserem participar, tanto das palestras quanto da caminhada ecológica; além do filme que vai ser passado aos nossos alunos. Isso vai fazer com que os estudantes durante esse período estejam preparados para mais conhecimento sobre esse tema”, relata Ignez.
“Cuidar do Brasil Cuidando das Águas” foi escolhido como tema levando em consideração as situações de desperdício e escassez que o país se encontra. Todas as atividades trabalhadas com os alunos são de acordo com o projeto escolhido pela conferência do meio ambiente, bem como, com as atividades que os professores colocaram no projeto e a coordenação pedagógica da escola.
“Não é uma preocupação de hoje, o Brasil vem tomando um rumo difícil na questão da água e, principalmente a água da nossa região vem de poços artesianos, então a nossa preocupação é muito maior”. Alerta a Coordenadora de Projetos da Secretária Municipal de Educação, Maria Angélica.
O plantio de árvores feito pelos alunos do Pré A e B da escola Pequeno Aprendiz, marca o início da abertura da semana municipal do meio ambiente, e simboliza a responsabilidade que os cidadãos possuem desde cedo sobre a preservação do meio ambiente, além do ato representar a esperança que as crianças trazem para a sociedade.
“A abertura desse dia plantando árvores é muito especial, pois é o oxigênio que limpa e é necessário para a nossa respiração. Então, por isso, escolhemos os pequenos para realizar o plantio, porque eles são uma goteira de conhecimento na cabeça dos pais”. Finaliza Maria Angélica.
Abaixo a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente:
 
07 de Junho (quinta – feira): Apresentação do CRAS Esperança com o tema “Terra Planeta Água” e apresentação da Escola Estadual de Ensino Fundamental Três de Julho intitulada “ Água, riqueza do nosso Município”;
Local: Centro de Eventos Elizeu Pedro Ludwig;
Horário: 9h00
 
08 de Junho (sexta – feira): Palestra sobre Manejo de Recursos Naturais, ministrada pelo Assistente Técnico Regional da Emater, Dejair Antônio Burlet;
Local: Centro de Eventos Elizeu Pedro Ludwig;
Horário: Manhã: 10h30 min e pela tarde 13h30 min
 
12 de Junho (terça – feira): Encerramento da Semana do Meio Ambiente, com um filme que aborda questões da temática;
Local: Centro de Eventos Elizeu Pedro Ludwig;
Horário: Manhã 8h45 min e a tarde: 13h30 min
 
 

© Copyright 2018 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Boa Vista do Incra/RS