O sonho do acesso asfáltico em Boa Vista do Incra é uma realidade

Fonte: Assessoria de Imprensa - Gabriela Ribeiro
Data de publicação: 29 de maio de 2018

Após vários percalços, e de uma luta diária árdua e incessante, os boavistenses finalmente podem comemorar o tão sonhado acesso asfáltico. O feito foi publicado no Diário Oficial Do Estado no dia 17 de maio. “É uma conquista muito importante porque se trata de uma demanda da comunidade há muito tempo. Então desde que a gente assumiu a gestão em janeiro de 2017, nós nos empenhamos para alcançar esse objetivo e, agora conseguimos”, destaca o Prefeito Municipal, Cleber Trenhago.
O convênio foi aprovado pela Resolução N° 7371, do Conselho de Administração do DAER/RS, datada de 28 de julho de 2017, e pelo parecer n° 705, da Comissão de Controle em Funcionamento do DAER/RS, datado de 28 de dezembro de 2017, levando em consideração o interesse e a conveniência administrativa, conforme consta no expediente protocolado no DAER/RS sob o n° 193-04.35/17-4.
Em fevereiro deste ano, após cumprir agenda em Brasília o prefeito Cleber, recebeu o comunicado oficial do Governo do Estado da Secretaria dos Transportes e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER/RS) para autorizar o encaminhamento do processo de licitação, que possui como objeto o acesso asfáltico do primeiro trecho de 4km que liga o perímetro urbano da cidade até a RST-481.
Após a publicação no Diário Oficial, a próxima etapa em andamento é o processo de licitação, o qual as empresas interessadas em realizar a obra podem se cadastrar. Desde o início do mandato algumas empresas foram contatadas visando à instalação das mesmas no município, a fim de impulsionar o desenvolvimento econômico, porém, havia o empecilho da pavimentação.
A logística de agora em diante não será mais um problema; “o acesso com certeza vai desenvolver o nosso município em todas as áreas, pois vamos ter menos desgaste na nossa frota de transportes que atualmente dá suporte para a saúde e aos estudantes; então, a comunidade ganhará em todos os setores”, salienta.
O objetivo desde o início da atual gestão foi concentrar todos os esforços possíveis para a realização deste sonho de todos os boavistenses: “na verdade desde que a gente assumiu, tínhamos o objetivo, não foi uma promessa de campanha, mas assumimos um compromisso, sim, de trabalhar pra fazer esse acesso. Então começamos logo em fevereiro, pois o mês de janeiro foi para tomarmos conhecimento do setor público e, posteriormente começamos com projeto, com engenheiro”, complementa.
Inicialmente foram realizados três projetos que a administração municipal propôs juntamente com o governo do Estado, onde foi sinalizado o recurso que atualmente está disponível para a realização da metade do acesso asfáltico. Posteriormente foi realizado um financiamento, o qual o ex-prefeito Gilnei Medeiros Barbosa tinha encaminhado com outro objeto (pavilhão no Parque de Exposições) no Badesul - agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que busca promover o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul. Então, a atual gestão do prefeito Cleber Trenhago, mudou o objeto e aumentou a capacidade de contratar um recurso de R$ 450.000 (quatrocentos e cinquenta mil reais) para R$ 1,3 milhão (um milhão e trezentos mil reais).
Desse modo, os trâmites deram início na gestão do então Secretário Estadual de Transporte, Pedro Westphalen, juntamente com o Governo Estadual, a Casa Civil e o DAER/RS. No dia 20 de fevereiro de 2017 o prefeito municipal assinou o convênio onde estava o valor de R$ 1.499.840,87 (um milhão, quatrocentos e noventa e nove mil, oitocentos e quarenta reais e oitenta e sete centavos) no DAER/RS para a concretização da pavimentação que é de quatro quilômetros juntamente com estes recursos do Estado somado a fundos próprios da prefeitura municipal de aproximadamente R$ 500.000 (quinhentos mil reais), valor este oriundo também de emendas parlamentares.
Finalmente, no dia 17 de maio deste ano o montante de R$ 2.000.849,65 (dois milhões, oitocentos e quarenta e nove mil e sessenta e cinco reais) foi publicado no Diário Oficial da União dando valor ao empenho do município. Assim, conforme processo de licitação, a empresa ganhadora do certame tem o prazo de 180 dias para concluir a obra do acesso asfáltico.