×
Notícias

Inicia a formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa


Fonte: Assessoria de Imprensa - Gabriela Ribeiro
Data de publicação: 4 de maio de 2018


O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um programa que visa garantir que a alfabetização ocorra até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
As professoras Marlene Magni e Carla Adriana Peukert da Escola Municipal de Ensino Fundamental Brasilina Abreu Terra, estiveram participando do I Seminário Presencial do projeto na Universidade Federal de Santa Maria - RS (UFSM). A participação nesse evento vai proporcionar aos professores da Rede Municipal de Ensino de Boa Vista do Incra formação continuada que totalizará 100 horas, das quais 60 horas acontecerão em modalidade presencial e 40 horas à distância.
 O Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa “ é um compromisso firmado de maneira formal pelo governo federal, estadual e municípios. Esse projeto deu início em 2012, aonde pela primeira vez nós (escola municipal de ensino fundamental Brasilina Abreu Terra) fizemos adesão ao programa. Em 2016 não foi feito adesão no município, retornando em 2017” conta a coordenadora local do programa, professora Jussara Borchartt de Barros.
O PNAIC tem por objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças e  busca atender as metas previstas no Plano Nacional de Educação. E em Boa Vista do Incra o projeto tem duas formadoras: Marlene Magni, responsável pela educação infantil e a Carla Adriana Peukert, pelas séries iniciais, do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental.
“O programa consiste em formações que são feitas pela UFSM aos formadores locais. Posteriormente esses formadores no município desenvolvem o curso de formação para os coordenadores e professores; um total de 100 horas são distribuídas em momentos presenciais e online, onde o professor vai a partir daqueles encontros fazer seu planejamento e aplicar atividades em sala de aula e ele será avaliado”, destaca Jussara.

© Copyright 2018 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Boa Vista do Incra/RS