Reunião da AMAJA em Ibirubá
Data de Publicação: 11 de novembro de 2010
A Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMAJA) se reuniu ordinariamente no dia 04, em Ibirubá, como parte da programação da 8ª EXPOIBI Feira da Agricultura, Indústria, Comércio e Serviços de Ibirubá. O encontro, que reuniu prefeitos, primeiras-damas, vice-prefeitos e procuradores e contadores municipais, aconteceu às 17h, no auditório do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
A reunião, que foi dirigida pelo presidente da Associação e Prefeito de Boa Vista do Incra, Zilmar Varones Han, contou com a participação dos secretários de Estado Pedro Feiten (Relações Institucionais) e Eduardo Macluf (Ciência e Tecnologia), do deputado estadual reeleito Marco Alba, do Prefeito anfitrião Carlos Jandrey, do advogado Glademir Chiele, diretor da CDP (Consultoria <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em Direito Público); dos presidentes do Comaja e Prefeito de Cruz Alta, Vilson Roberto Bastos dos Santos, e do Corede Alto Jacuí e Prefeito do Salto do Jacuí, Ilton Larri Costa, e do diretor geral do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Heron Lisboa.
Após a manifestação das autoridades, foram iniciados os trabalhos. Inicialmente falou o advogado Gledemir Chiele, da CDP, que abordou sobre diversos assuntos de grande importância aos gestores municipais e seus municípios. Depois se manifestou o secretário Eduardo Macluf, que falou sobre os trabalhos de sua pasta. O deputado Marco Alba também fez uso da palavra e agradeceu os 82 mil votos recebidos, sendo que muitos deles oriundos do Alto Jacuí. Por último falou o secretário Pedro Feiten, que discorreu sobre a Consulta Popular. Segundo ele, a CP teve um aumento de 330%, saltando de 370 mil em 2009 para mais de 1,2 milhão em 2010. Disse também que, de 2007 até agora, o governo destinou mais de 410 milhões para as regiões. Feiten garantiu que o dinheiro prometido ao AJ da Consulta Popular virá neste ano.
Na reunião foi decidido que a CDP elaborará um cronograma para a realização de cursos de capacitação sobre os assuntos tratados no encontro, direcionados aos servidores municipais dos municípios membros da Amaja. O mesmo deverá ser entregue aos prefeitos no próximo encontro da Associação, que acontecerá no dia 04 de dezembro, em Santo Antônio do Planalto.
Após a reunião, as autoridades participaram da abertura oficial da 8ª EXPOIBI, que se estendeu até o domingo (07).
Fonte: Assessoria de Imprensa