×
Notícias

Marco histórico: inauguração da primeira agroindústria de Boa Vista do Incra


Data de publicação: 13 de novembro de 2019


Os dados do último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam um dado preocupante, o campo está envelhecendo e os jovens indo embora.  No Rio Grande do Sul, apenas 1,24% dos jovens ( 15 a 29 anos) permanecem no meio rural. Em sentido contrário, o município de Boa Vista Incra, através da Secretaria de Agricultura juntamente com a Emater  tem apoiado os produtores rurais na descoberta de novas alternativas de geração e renda, que possam estimular a sucessão familiar no campo.

Um exemplo destas iniciativas é incentivo à instalação da Agroindústria Antonello, que inaugurou ontem (13) no município. Tudo começou quando  o gosto pela culinária herdada da cultura italiana aliado ao talento de produzir pães,  cucas, bolachas e massas garantiram a notoriedade da produção saborosa da agricultura Lucimara Antonello dos Santos, proprietária da Agroindústria Antonello.

O sabor das produções despertou o potencial de empreender. De um lado o estímulo da Secretaria de Agricultura para fornecerem os produtos à merenda escolar. Do outro lado, a Emater, dando todo suporte técnico para a produção de alimentos saborosos, seguros e saudáveis, ensinando e orientando sobre as boas práticas de alimentação. Com tanta motivação a família resolveu investir. Lucimara, o esposo Carlos e os dois filhos, Marcos e Pedro trabalham juntos nesta jornada de empreendedores rurais.

Em uma fala emocionada, durante a inauguração, Lucimara relatou que tinha o sonho, mas ao mesmo tempo, tinha o medo de desistir. “Só chegamos até aqui com o apoio da família, dos amigos, dos técnicos, dos gestores e dos clientes. Hoje só tenho a agradecer”, enfatizou.

Um dos maiores incentivadores do negócio foi o secretário de Agricultura de Boa Vista do Incra, Marcos Maciel.  Na oportunidade, relatou que sempre enxergou na família um potencial de fornecer merenda escolar ao município. “Sempre dizia, vocês têm tudo para ter uma agroindústria. Eu tiro férias para ajudar na construção”. Também parabenizou pela coragem e por oportunizar aos alunos do município um produto de qualidade. 

Neste sentido, o prefeito Cleber Trenhago também parabenizou a família e todos os que apoiaram a iniciativa e considerou uma importante conquista para cidade quando se gera renda às famílias no campo e se fornece um alimento de qualidade. “Quem ganha são as nossas crianças que estão se alimentando com que é produzido aqui na nossa terra”.

Ainda adiantou que Administração Municipal Gestão 2017/2020 está engajada em continuar ajudando, em que vai criar alternativas para divulgar os produtos.  “Já assumimos o compromisso de deixar a Casa do Produtor aberta. A nossa cidade prospera, com trabalho e humildade do nosso povo”, salientou o prefeito.

O gerente regional da Emater -  Região de Ijuí, Carlos Turra  salientou no seu discurso, que as agroindústrias são a cereja do bolo da agricultura familiar. “É uma realização ver o nosso trabalho de extensão se concretizar através  de iniciativas como essa, que tem um significado enorme para sociedade, em  produzir alimentos com qualidade e gerar emprego e renda”, afirmou Carlos.

O  coordenador de Programas da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural,  Ricardo da Costa Morais , esteve presente entregando o Certificado de Inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar do Rio Grande do Sul aos proprietários da Agroindústria Antonello.  Em sua manifestação reiterou o privilégio de estar inaugurando mais uma agroindústria aqui na região.

A Agroindústria Antonello está localizada há um quilômetro da cidade, o empreendimento tem um espaço próprio e conta com equipamentos apropriados para a produção.

© Copyright 2018 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Boa Vista do Incra/RS