×
Notícias

Saúde: Município acompanha as medidas do DECRETO em função do COVID – 19


Data de publicação: 16 de março de 2020


O prefeito esteve participando na última quinta-feira (12), de uma reunião solicitada pelo COMAJA, entre a secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann e a diretora Ana Costa, e representantes dos municípios da região noroeste para tratar a situação do Hospital São Vicente de Paulo.
Na oportunidade, a secretária de Saúde do RS , alertou primeiramente os gestores, sobre a pandemia do COVID 19 e adiantou algumas medidas do Decreto.

MEDIDAS DO DECRETO
Na sexta-feira, 13, foi publicado no Diário Oficial da União o decreto estadual 55.115/2020, assinado pelo Governador Eduardo Leite, o qual orienta os órgãos públicos sobre medidas de prevenção ao coronavírus.
O decreto recomenda a suspensão, durante 30 dias, de viagens internacionais ou interestaduais, reuniões de capacitação ou treinamento, atividades ou eventos coletivos realizados pelas entidades públicas estaduais que impliquem aglomeração de pessoas.
Além disso, servidores que estejam regressando de férias ou que regressarão durante o período em que o decreto esteja em vigor, deverão notificar seus superiores, caso tenham viajado, sobre seu itinerário de viagem, antes de retornar ao trabalho por segurança.
Se apresentarem sintomas, os funcionários deverão ficar em casa por, no mínimo, 14 dias, sem prejuízo de remuneração. Os assintomáticos deverão permanecer, pelo mesmo período, cumprindo funções em regime de homeoffice.

➡️Reinvindicação dos municípios
A comitiva formada por prefeitos, vice-prefeitos, secretários de saúde, apoiadora do COSEMS/RS das regiões 12 e 13, e a diretoria do HSVP, solicitou a revisão do contrato com a entidade e um incentivo para cirurgias eletivas. O HSVP é referência regional para mais de 13 municípios.
Conforme o prefeito Saldanha Marinho e presidente do COMAJA, Volmar Telles do Amaral, existem mais de mil cirurgias eletivas para serem realizadas. “Entregamos um documento à secretária solicitando que a verificação das demandas reprimidas de cirurgias eletivas em nossa região, para que a liberação de AIHs FAECs sejam de acordo com as necessidades dos nossos municípios, uma vez que o hospital São Vicente de Cruz Alta já demonstrou interesse em realizar essas cirurgias” destacou o prefeito.

© Copyright 2018 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Boa Vista do Incra/RS